16 de dezembro de 2013

Residência na Casa das Caldeiras _ Instalação "Conversas na Ponte, sobre sedimento e ilusões"


Durante o período de Residência na Casa das Caldeiras, com o projeto "Diálogos em Obras", realizei a instalação Conversas na Ponte, sobre sedimento e ilusões, construída sobre uma passarela a céu aberto que conecta a Casa com a linha do trem.




















Antigamente usada como acesso para transportar os produtos da fábrica até os vagões do trem, hoje em dia a ponte perdeu sua função original. A ressignificação deste lugar e a potência arquitetônica que apresenta - percebendo aquele espaço como o contraponto entre a sedimentação do tempo e a desaparição das estruturas na cidade-, sustentaram meu desejo em oferecer mais uma historia a esta ponte e abrir o lugar para as pessoas e para a cidade. 




















































A instalação foi construída com madeirit resinado fenólico, pintura, espelhos e uma instalação sonora – esta última realizada pelos artistas Bruno Gold e Ivan Chiarelli. Sobre os madeirits instalados lado a lado - lembrando a construção de uma “maloca” e fazendo referencia aos tapumes utilizados em canteiros de obras - foram feitos recortes de janelas e instalados espelhos de diferentes formatos.

A instalação convida o público a observar a paisagem urbana do entorno da Casa das Caldeiras através de recortes e o efeito provocado pelo rebatimento das imagens nos espelhos cria ilusões, justapondo paisagens.








































Como o passar do tempo o madeirit resinado fenólico de coloração rosa foi perdendo sua cor e este fenômeno acionou na obra a instabilidade temporal que eu tanto buscava.

Período de Residência: De junho de 2013 a março de 2014

Visitas à obra, aberta ao público acontece aos domingos.

Entrar em contato para confirmar horários:    
Associação Casa das Caldeiras [ACCC]
Espaço de Dinâmicas Artísticas e Culturais
Avenida Francisco Matarazzo, 2000 / Água Branca, sp


Nenhum comentário: